Colocar o bem comum em primeiro lugar e atuar sempre que possível para promovê-lo é dever de todo cidadão responsável.

Seminário “Racismo e discriminação: o sonho da igualdade étnico-racial no Paraná”

No dia 05 de abril de 2023, o Instituto PluriBrasil, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Paraná (OAB/PR) e o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos, do Ministério Público do Paraná (CAOPJDH/MPPR), realizaram o Seminário “Racismo e discriminação: o sonho da igualdade étnico-racial no Paraná”, na sede do Ministério Público do Paraná – Auditório Ary Florêncio Guimarães.

O evento contou com a participação de diversas lideranças de comunidades e povos tradicionais e movimento negro, bem como representantes do poder público e da academia. A Organização das Nações Unidas (ONU) se fez presente com a participação de Aline Miklos, cigana e defensora dos direitos humanos ligada ao Escritório do Alto Comissariado para os Direitos Humanos (ACNUDH), que ministrou a palestra de abertura.

Dentre os 130 participantes havia representações de diferentes grupos e segmentos que contribuíram com o debate sobre racialização, etnicidade, políticas públicas e estratégias de combate ao racismo. As apresentações contaram com a participação de quilombolas, israelitas, ciganos, afrodescendentes, venezuelanos, liderança de religiões de matriz africana, ucranianos etc.

A mesa de abertura contou com a participação do Procurador de Justiça e e Coordenador do CAOPJDH/MPPR, Dr. Olympio de Sá Sotto Maior Neto, da Secretária da Mulher e da Igualdade Racial do Estado do Paraná, Leandre Dal Ponte, da Diretora de Igualdade Racial, Professora Clemilda Santiago Neto, do Presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB-PR, Dr. Cássio Leite e do Vice-presidente do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR) e vice-presidente do Instituto PluriBrasil, Sergio Silva.

As mesas debateram temas fundamentais para se pensar o racismo estrutural, as condições dos povos tradicionais, as violações de direitos humanos e ações do poder público.

Segundo o Dr. Cássio Leite, presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB-PR o evento “foi bastante exitoso, com um formato que promoveu a apresentação de diversas perspectivas sobre o tema”.

Segundo Antonio Alves, cigano, conselheiro no Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR), e diretor projetos ciganos do Instituto PluriBrasil, o evento “foi marcante porque reuniu representações de diferentes grupos, apontando a importância de unidade, debate e convergência quando o assunto é combate ao racismo, ao antissemitismo e a ciganofobia”.

Para assistir o evento clique no Canal do Ministério Público do Paraná no YouTube – link: https://www.youtube.com/watch?v=4TANHqJSefE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *