Colocar o bem comum em primeiro lugar e atuar sempre que possível para promovê-lo é dever de todo cidadão responsável.
Menu
Segmentos étnicos-raciais
O instituto PluriBrasil define segmentos étnico-raciais de forma técnica, baseando-se em conceitos antropológicos. Segundo Haviland (et al., 2011) grupo étnico pode ser pensado como “pessoas que coletiva e publicamente se identificam como um grupo distinto, com base em aspectos culturais comuns, como origem, língua e crenças tradicionais”. Se acrescenta aí o fator racial, que se refere principalmente à origem étnica e relativamente à cor da pele, por isso o termo “étnico-racial”.
Poutignat e Streiff-Fenart (2011, p. 189-190) designam os grupos étnicos como um ajuntamento humano que:
1 perpetua-se biologicamente de modo amplo, 2 compartilha valores culturais, 3 constitui um campo de comunicação e de interação, 4 possui um grupo de membros que se identifica e é identificado por outros como se constituísse uma categoria diferenciável de outras categorias do mesmo tipo.
Fonte:
HAVILAND, William A.; PRINS, Harald E. L.; WALRATH, Dana; MCBRIDE, Bunny. Princípios de antropologia. Tradução Elisete Paes e Lima. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
POUTIGNAT, Philippe e STREIFFFENART, Jocelyne. Teorias da Etnicidade seguido de grupos étnicos e suas fronteiras de Fredrik Barth. Traduzido por: Elcio Fernandes. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 2011.