Colocar o bem comum em primeiro lugar e atuar sempre que possível para promovê-lo é dever de todo cidadão responsável.

No dia 22 de julho de 2025 o Instituto PluriBrasil, através de seu presidente, Igor Shimura, e Sergio Silva, assumiu a cadeira junto ao CERMA – Conselho Estadual dos Direitos dos Refugiados, Migrantes e Apátridas, marcando sua participação mais intensa nas estruturas do poder público.

O Presidente assumiu a titularidade, ao passo que o Vice-presidente a suplência, cooperando com as políticas de inclusão de imigrantes e refugiados no Estado.

A cerimônia consagrou a posse dos novos conselheiros representantes Governamentais e das Organizações da Sociedade Civil eleitos para o triênio de 2025-2028 no CERMA. O evento aconteceu no Palácio das Araucárias, na Sala de Gestão, sendo um encontro híbrido (presencial e online). Estiveram presentes, além dos conselheiros empossados, o superintendente-geral de Governança Migratória da Secretaria da Justiça, Gil Souza e o Secretário de Justiça e Cidadania, Valdemar Bernardo Jorge.

A cerimônia foi marcada por falas de conselheiros – alguns, inclusive, na condição de migrantes – que apontaram o desejo de trabalhar em unidade pelo bem comum. Rockmillys Basante Palomo, presidente da Ação Social Irmandade Sem Fronteiras, uma ativista venezuelana, relatou um pouco sobre o trabalho de sua instituição e expressou a intenção de que “a unidade entre os conselheiros pode fazer uma grande diferença nas mudanças estruturais do governo, visando um melhor acolhimento e atendimentos dos migrantes que chegam ao Estado”.

O Presidente do Instituto PluriBrasil, Igor Shimura, falou sobre a motivação que todos devem cultivar ao participar do CERMA, sinalizando a “empatia pelos que sofrem com a migração forçada e trabalho sério acima de interesses políticos”.

No dia 24 de julho a nova gestão inicia suas atividades, reunindo-se pela primeira vez, tratando de assuntos concernentes à pauta.   

Novos conselheiros:

As entidades governamentais que passam a compor o conselho no próximo triênio são: SEJU – Secretaria da Justiça e Cidadania (titular: Gilberto Antonio de Souza Filho e suplente: Douglas Henrique Novelli); SESP – Secretaria da Segurança Pública (titular: Dalton Gean Perovano e Suplente: Vaneska Calixto Da Costa); SETR – Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda (titular: Suellen Glinki e suplente: Mayara Gabriela); SESA – Secretaria de Estado da Saúde (titular: Lucimar Pasini e suplente: Rosane Souza); SEED – Secretaria de Estado da Educação (titular: Ivanildo Luiz Monteiro Rodrigues dos Santos suplente: Gisele Carneiro); SEDEF – Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família (titular: Jociane Juliana Lino Silva e suplente: Marcos Renato Sudul); SEEC – Secretaria de Estado da Cultura (titular: Maria Eduarda dos Santos e suplente: Daniele Cristina Mariano de Lima); SETI – Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (titular: Lenir Aparecida Mainardes Da Silva e suplente: Ruth Duarte Menezes Correia) e Casa Civil (titular: Jean Rafael Puchetti Ferreira e suplente: Izabella Andrade Brito).

Já os representantes da sociedade civil são a Ação Social Irmandade Sem Fronteiras (titular: Rockmillys Basante Palomo e Suplente: Aieda Muhieddine); Cáritas Arquidiocesana de Londrina (titular: Tais Roberta Gaio Paton e suplente: Fabricia Lais Pigaiani); Instituto Brasileiro de Apoio Étnico-Raciais – IBASER (titular: Mario Igor Shimura e suplente: Sergio Eduardo Menezes Silva); Associação Embaixada Solidária (titular: Pierre-Erick Bruny e suplente: Edna Nunes da Silva); Cáritas Diocesana de Palmas (titular: Rosane Aparecida da Silva Pereira e suplente: Ivanildo Copetti); Associação para a Solidariedade dos Haitianos (titular: Laurette Bernadin Louis e suplente: Bibinson Celissant); Associação Feminny (titular: Christiane Pereira da Silva e suplente: Leonardo Silva Ferro); Ação Social Batista Paranaense – ASBP (titular: Silva Constanski Santos Monteiro e suplente: Sônia Regina Cardoso); Associação Scalabrini a Serviço dos Migrantes – ASSM (titular: Sales Conceição de Melo Nogueira e suplente: Vânia Meira Machado).

Saiba mais:

Cerma/PR tem novos representantes governamentais e da sociedade civil

22/07/2025

Paraná elege novos membros da sociedade civil para Conselho dos Direitos dos Migrantes

08/07/2025

https://www.parana.pr.gov.br/Audio/Parana-elege-novos-membros-da-sociedade-civil-para-Conselho-dos-Direitos-dos-Migrantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *