O Instituto PluriBrasil deu início ao projeto “Mundo Aqui”, onde faz atendimentos diversos a pessoas e famílias refugiadas e imigrantes que moram no Brasil. Os atendimentos vão desde a orientação jurídica até encaminhamentos para empregos. Na cidade de Curitiba (um dos lugares onde o projeto está se desenvolvendo) muitos haitianos e venezuelanos, por exemplo, sofrem com o desemprego, apelando para a mendicância e a dependência de ajuda externa.
As famílias cadastradas no Instituto recebem cestas básicas por um período de 3 meses e recebem apoio na busca por empregos. Nos atendimentos temos encontrado pessoas que possuem boa formação acadêmica, porém encontram grandes barreiras no Brasil para exercer sua profissão. É o caso de alguns sírios, angolanos e guineenses. Nesses casos o Instituto tem dado orientação relativa à documentação e revalidação de diplomas, buscando viabilizar empregos na área de formação desses imigrantes e/ou refugiados.
Uma das pessoas atendidas, por exemplo, exercia à docência na área de contabilidade, na Guiné-Bissau, sendo funcionário público na universidade. Aqui, mesmo sendo falante de português, diante de tantos obstáculos burocráticos, busca subempregos para sustentar sua família. Com o projeto “Mundo Aqui” o Instituto se propõe a mudar histórias como essa.